"Deixar Deus fazer o novo naquilo que já sei fazer"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Congresso Nacional de Música e Artes

Pessoal, o nosso encontro será uma bênção.
Estaremos todos lá, juntos, rezando muito e nos abrindo ao Senhor para que Ele fale e faça em nós tudo aquilo que ELe quer. 
Estaremos todos juntos para nos levantarmos como um grande exército e batalharmos pelo nosso Senhor e pela Igreja que tanto amamos.

Vem Espírito Santo!
Juliane Morigi - Coord. Nac. Min. Música e Artes RCC


Rezemos juntos:


Oração para Encontro Nacional do Ministério de Música e Artes
"Pai, em Nome de Jesus, queremos unir nossas vozes e corações para clamar Teu Espírito Santo sobre todos os músicos e artistas católicos do Brasil. Que cada um deles, onde estiverem, sintam e acolham no fundo de seus corações um desejo novo e profundo de amar-Te e servir-Te. Que sintam o toque do Teu amor, que escutem a Tua voz e Te sigam.
Dá, Senhor, a todos os artistas católicos do Brasil um novo coração para que Te amem mais do que tudo e todos. Levantai, Senhor, nesta terra de Santa Cruz, um exército de artistas que sejam capazes de dar a vida por Ti, pela Igreja e pelos irmãos, um exército de artistas santos, fiéis, corajosos no combate contra o mal.
Colocamos em Tuas mãos o Encontro Nacional do Ministério de Música e Artes, preparai e providenciai todas as coisas. Chamai, atraí os artistas para esse momento de comunhão e escuta. Abri os caminhos, destruí as ciladas e armadilhas do mal. Guardai em Teu coração esse Encontro e preparai as surpresas do Espírito para serem derramadas sobre todos.
Nós te amamos, Senhor! Tu és o nosso Deus! Amém.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, rogai por nós."

Encontro Nacional de Música e Artes - 15 a 17 de outubro de 2010 - Paulinia - SP
Inscrições a partir de 1º de agosto pelo site www.rccbrasil.org.br
-- 
"Deixar Deus fazer o novo naquilo que já sei fazer"

Ministério de Música e Artes RCC Brasil
 Coordenadora Nacional: Juliane Morigi


www.rccbrasil.org.br
www.twitter.com/musicaeartesrcc
musicaeartesrcc@gmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Músicas evangélicas, piercings, tatuagens, gírias...

FORMAÇÃO
Resumo da última reunião do dia 21/07/2010 – 
Paróquia São Camilo de Lélis 303/304 Sul 

TEMAS ABORDADOS: Músicas evangélicas, piercings, tatuagens, gírias...
Pelestra
- Miran (Comissão de Formação)


MÚSICAS EVANGÉLICAS NO GRUPO DE ORAÇÃO



No início não tínhamos compositores da RCC e as músicas protestantes foram muito usadas em nossos retiros e reuniões. Agradecemos a Deus por estas canções e por seus compositores que foram canais de Deus para nós.

Hoje Deus suscitou em nosso meio compositores, grupos músicais, cantores (as) e canções que têm a nossa espiritualidade carismática e nossa doutrina católica. Portanto procuremos priorizar o material católico que tem sido lançado.

O DISCERNIMENTO
Deve ser sempre a moção que o Espírito Santo estiver levando àquele determinado momento de oração.

OBEDIÊNCIA
Seguir as orientações e a posição do coordenador do grupo de oraçao, padre e/ou da diocese para essas situações.

OBJETIVO DO MÚSICO E DO MINISTÉRIO
Levar todos (INCLUSIVE O PRÓPRIO MINISTÉRIO) a ter uma experiência de Deus, pelo louvor e a adoração ao Senhor.

CONHECIMENTO / INVESTIMENTO
Ter conhecimento do livro Louvemos o Senhor, o ajudará a aplicar a canção no momento certo. Qualquer CD tem músicas que podem ser aproveitadas no grupo de oração. É falsa a idéia de que toda música para ser tocada no grupo tem que que ser fácil e curta. Devemos ter o hábito de comprar, ouvir e aprender tocar as músicas dos católicos para, ajudarem e amarem na prática, estes irmãos que têm gastado suas vidas na Igreja Católica.

PORTANTO: Não é proibido tocar e cantar músicas evangélicas (protestantes), as músicas antigas podemos continuar usando, não devemos busca freneticamente por novas canções evangélicas (protestantes), por estarem na moda e esquecermos os dons e talentos que o próprio Senhor nos deu. Devemos observar se as músicas evangélicas não ferem nossa DOUTRINA (1- Conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosofico, científico... etc. 2- Catequese cristã. 3- Ensinamento.)

Evite-se ter como critério de discernimento dizer: “Só as músicas protestantes tem unção, tem poder!”

ASSUMA SUA IDENTIDADE DE CARISMÁTICOS CATÓLICOS!
Não precisamos copiar nada de ninguém. O Espírito Santo é criativo. Deus é infinitamente capaz de criar todas as coisas. Agora uma coisa é certa, imitar dá menos trabalho do que buscar e fazer o novo diferente.

PIERCING, TATUAGENS, OUTROS ADEREÇOS, GÍRIAS...

Iniciamos este tema com a Palavra: “Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.”.... “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.” (Efésios 4, 22-24; 5,8)

Agora vamos refletir estas questões:
Porque assumi o compromisso de evangelizar?
Qual a cultura que você, como artista da RCC quer propagar e difundir? Você quer se camuflar de pagão, e assim passar despercebido entre aqueles que não conhecem a Deus?
Ou você quer evangelizar oportunamente e inoportunamente?
Você que ser luz para um mundo distante da mentalidade do reino de Deus e denunciar suas mentiras e injustiças ou você que ser mais um para confirmar a maneira errada deste mundo caminhar?

“Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14,6)

MODISMO, UMA GRANDE CILADA DO INIMIGO

Irmãos e irmãs, já ouvimos diversas frases sobre o uso de piercing, tatuagens, outros adereços, gírias... tais como: uso porque acho “legal”, “da hora” tá “in”, não posso estar “out”, porque achei bonito até um cantor cátolico usar brinco etc...
A Sagrada Escritura nos mostra que vale a pena renunciar a algo que achamos “legal”, pelo bem cumprimento de nossa missão, afinal fazemos tudo por amor ao Senhor e ao seu povo e sua Igreja. Para não sermos confundidos e para não confundirmos. Para não sermos motivos de escândalos, mas testemunho de vida nova, obra do Espírito Santo em nós.

“Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19, 28)

Podemos atrair jovens, sem precisar destes acessórios, pois somos chamados e o necessário é o batismo no Espírito Santo de Deus que nos encoraja e dar força e unção.

“Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus. Não vos fareis incisões, e não cortareis o cabelo pela frente em honra de um morto, porque és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, o qual te escolheu para ser um povo que lhe pertença de um modo exclusivo entre todas as outras nações da terra." (Deuteronômio 14, 1-2)

E agora! Uso piercing, tatuagens, outros adereços... fui tocado pela Palavra o que devo fazer?
Se já renunciou a vida velha, que é algo de grande valor aos olhos do Pai, não se preoculpe, a misericórdia de Deus é infinita e Ele está sempre pra te acolher, te abraçar e jamais deixará de te amar! Testemunhe Jesus! Evangelize! Mostre ao mundo o que fez Jesus em você! Peça o Batismo no Espírito Santo!

“Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado.” (Lc 15, 24)

A Paz de Jesus!
Edelmiran Batista Cavalcante – Membro da Comissão do Ministério de Música e Artes da RCC – DF

Dados bibliográficos:
Sagrada Escritura
Apostila: O Ministério de Música no Grupo de Oração, Ed. RCC/Brasil, Carvalho, Luiz.


Leia estes artigos:
Esta é uma pergunta que me fazem por onde eu vou. Pessoalmente já compus e graveu uma centena de canções. As de Pe. Zezinho passagem de mil. Será que realmente estamos carentes de repertório? Mas confesso que algumas músicas evangélicas são bonitas e profundas… outras nem tanto; alguma não são coerentes com a fé católica. Devemos, portanto, ter discernimento. Veja a opinião deste irmão:
— Olá Pe. Joãozinho, sua Benção. Quero colocar aqui um texto de Dom Estevão Bitencourt, sobre essas musicas protestantes, que alguns católicos insistem em colocar nas celebrações (missas) e grupos de oração na Igreja Católica, com tantas musicas belas, profundas em espiritualida, como as do Sr. por exemplo e de outros musicos e comunidades, acho um atentado a igreja este tipo de postura, fora o fato que provavelmente devem até comprar estes cds. Penso que este texto é claríssimo:

MÚSICAS PROTESTANTES EM CELEBRAÇÕES CATÓLICAS?
DOM ESTEVÃO BETTENCOURT, EM PERGUNTE E RESPONDEREMOS N. 516



“Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas pelas razões seguintes:
1) Lex orandi lex credendi (Nós oramos de acordo com aquilo que cremos). Isto quer dizer: existe grande afinidade entre as fórmulas de fé e as fórmulas de oração; a fé se exprime na oração, já diziam os escritores cristãos dos primeiros séculos. No século IV, por ocasião da controvérsia ariana (que debatia a Divindade do Filho), os hereges queriam incutir o arianismo através de hinos religioso, ao que Sto. Ambrósio opôs os hinos ambrosianos.
Mais ainda: nos séculos XVII-XIX o Galicanismo propugnava a existência de Igrejas nacionais subordinadas não ao Papa, mas ao monarca. Em conseqüência foi criado o calendário galicano, no qual estava inserida a festa de São Napoleão, que podia ser entendido como um mártir da Igreja antiga ou como sendo o Imperador Napoleão.
Pois bem, os protestantes têm seus cantos religiosos através de cuja letra se exprime a fé protestante. O católico que utiliza esses cânticos, não pode deixar de assimilar aos poucos a mentalidade protestante; esta é, em certos casos, mais subjetiva e sentimental do que a católica.

2) Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo: A Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja Mãe e Mestre… Esses temas não podem faltar numa autêntica espiritualidade cristã.

3) Deve-se estimular a produção de cânticos com base na doutrina da fé.”
(Dom Estevão Tavares Bettencourt, OSB)


Piercing, tatuagens: “No campo social nota-se que as tatuagens pesadas são muito usadas por jovens ligados ao rock pesado, crime, drogas, etc. Muitas vezes são pactos, consagrações, que são celebradas até com as forças do mal e das trevas. Aí então, piorou. A Bíblia proibia no Antigo Testamento toda forma de tatuagem porque eram usadas em formas de consagração a ídolos dos pagãos... As tatuagens têm sua origem no mundo das magias e do esoterismo. A magia é uma artimanha que pretende forçar poderes superiores ou a própria Divindade a agir segundo a intenção do mago, e só ele, conheceria os meios para tal. O costume das tribos pagãs mais primitivas da África, ou da Polinésia, de tatuarem o próprio corpo, sempre causou horror aos povos civilizados. Além dos seus significados fetichistas, a tatuagem deforma o corpo de modo contrário à própria natureza humana, tornando-o feio e por vezes repugnante. Por exemplo, um dos métodos de tatuagem japonês era o tebori, que utilizava hastes de bambu, madeira ou marfim, e até 12 agulhas simultaneamente, e servia para marcar o corpo de criminosos, como punição. É usado como identificação pelos mafiosos daquele país.
Professor Felipe Aquino